Avançar para o conteúdo
Início » Emprego – Blog de Vagas 2022 » Principais Dicas e Técnicas Para Se Dar Bem Numa Entrevista De Emprego

Principais Dicas e Técnicas Para Se Dar Bem Numa Entrevista De Emprego

    Partilhar Com Amigos:

    Chegar à fase de entrevista é uma notícia fantástica. O que os candidatos podem fazer para se preparar e ter um bom desempenho nesta fase do processo de recrutamento?

     

    Principais dicas e técnicas de entrevista para candidatos

    Garantir uma entrevista é um estágio crítico no processo de recrutamento. Então, o que os candidatos podem fazer para se preparar e mostrar que são candidatos ideais?

    Não se esqueça também de que este é um processo de mão dupla e, embora a entrevista seja a oportunidade do empregador de mergulhar na experiência do candidato e seu histórico de emprego, é também a chance do candidato de aprender mais sobre a função, a cultura da organização e se isso se encaixa em seus objetivos de carreira.

     

    Advertisements

    Portanto, o que os candidatos podem fazer para se preparar adequadamente e ter o melhor desempenho possível?

    1. Reserve um tempo para uma autoavaliação

    Como candidato, considere:
    • O que é mais importante em uma função?
    • Como isso ajudará a cumprir as ambições de carreira de longo prazo?
    • Quais são seus pontos fortes, fracos e habilidades e como faço para me destacar da multidão?
    • Por que eles deveriam me empregar?
    • Por que você quer trabalhar para eles?
    • Que habilidades você deseja desenvolver?
    • Como sua experiência reflete os requisitos da empresa?
    • Como você pode agregar valor aos desafios que a empresa enfrenta?
    Conheça o seu currículo

    É importante conhecer seu currículo melhor do que ninguém e garantir que ele seja preciso para que você possa falar sobre qualquer parte dele. Ao revisar seu currículo para a entrevista, indique suas principais responsabilidades para cada função e vincule suas realizações à função para a qual está se candidatando. Anote todos os projetos que você pode ter gerenciado ou auxiliado.

     

    Faça uma pesquisa sobre a empresa

    Os empregadores naturalmente procuram pessoas que fizeram seu dever de casa e se esforçam para entender realmente a empresa para a qual estão se candidatando. Fazer pesquisa mostra seu compromisso em compreender os objetivos e metas das empresas e os desafios que elas enfrentam. Você pode então adaptar sua experiência e conhecimento para mostrar como você agregaria valor aos requisitos da empresa. Um candidato bem informado sempre se destacará em um mercado competitivo, portanto, certifique-se de utilizar a riqueza de informações disponíveis para você.

    • Website da empresa

    O site da empresa é um bom local para iniciar qualquer pesquisa. Frequentemente, eles incluem objetivos, valores, declarações de missão e informações sobre os funcionários. Você também pode visualizar a estrutura de gerenciamento e quaisquer notícias da empresa, como lançamentos de produtos ou novos empreendimentos, e ter uma ideia da cultura da empresa.

    • Mídia social

    A mídia social é uma ferramenta poderosa para pesquisar informações básicas que podem não estar disponíveis nos sites da empresa. A maioria das empresas usa o Facebook e o Twitter para postar informações ou conteúdo. O LinkedIn pode ser usado para pesquisar com quem você está entrevistando e se você tem alguma conexão compartilhada. Isso também pode ser usado para pesquisar funcionários que estão desempenhando a função atualmente, pois eles geralmente terão informações sobre sua função.

    • A indústria e os concorrentes

    Além de pesquisar a empresa, é importante analisar o setor como um todo. Isso lhe dará uma visão das tendências atuais do setor, quem é a concorrência e como seu empregador potencial está posicionado.

     

    2. O que mais precisa ser considerado para o dia da entrevista?

    O que vestir?

    Antes de dizer qualquer coisa ao entrevistador, você já impressiona pela forma como está vestido. Muitas empresas têm políticas de vestimenta de trabalho flexíveis, mas isso é irrelevante ao ir para uma entrevista. Vista-se de maneira profissionalmente adequada ao cargo para o qual você está se candidatando. Isso se aplica a entrevistas pessoais e em vídeo. Prepare sua roupa de entrevista com antecedência e preste atenção aos detalhes. Todas as roupas para entrevistas de emprego devem estar limpas, arrumadas e passadas. Se você tiver que viajar qualquer distância, considere como suas roupas podem ficar enrugadas depois de algumas horas, então escolha roupas que não amassem facilmente.

     

    3. Prepare-se para o tipo de entrevista que você está tendo:

    Telefone:

    Assegure-se de estar sentado em um lugar silencioso, onde possa ouvir a chamada e responder com conforto e confiança. Dê a si mesmo tempo suficiente para atender a chamada, pelo menos meia hora.
    Tenha papel e caneta à mão com seu currículo e um copo de água para evitar secar a boca.
    Lembre-se de sorrir e de se entusiasmar, isso transparece quando você está falando, até mesmo ao telefone.

    Cara a cara:

    Esta é a oportunidade para você impressionar o entrevistador antes mesmo de uma palavra ser dita. Isso é feito com suas roupas, expressões faciais e aperto de mão. Esteja ciente de sua linguagem corporal.
    Esteja na entrevista na hora certa, não muito cedo, mas não muito tarde.
    Planeje sua viagem com antecedência, especialmente se você estiver indo para uma área com a qual não está familiarizado e dê-se o suficiente para chegar lá.

     

    Entrevistas baseadas em competências:

    Frequentemente, a entrevista será baseada em competências, que é projetada para testar uma ou mais habilidades ou comportamentos específicos considerados importantes em um trabalho. As competências típicas testadas são uma seleção de: trabalho em equipe, motivação, resolução de problemas, tomada de decisão, padrões de trabalho, comunicação, confiabilidade, adaptabilidade e planejamento e organização. Tente e certifique-se de ter mais de um exemplo de quando concluiu certas tarefas ou deveres que são relevantes para a especificação do trabalho ou competências necessárias.

    Seu entrevistador procurará evidências de pensamento estruturado, portanto, pense um pouco sobre o que vai dizer antes de falar.

     

    Fechando a entrevista:

    Ao final da entrevista, tenha algumas perguntas preparadas, por exemplo, sobre treinamento e desenvolvimento, cultura ou estrutura de gestão. Ao final da entrevista, pergunte sobre as próximas etapas do processo seletivo e diga ao entrevistador que você realmente tem interesse em prosseguir com sua inscrição. Ao fazer isso, você está demonstrando uma atitude positiva de que sua entrevista está na direção certa e de que está ansioso para ver o que está por vir.

    Nunca seja o único a mencionar compensação e benefícios na fase de entrevista. Embora seja importante, pode parecer que sua motivação está em torno do dinheiro, e não da função para a qual você está se candidatando. Perguntas sobre benefícios podem ser feitas após a oferta de emprego.

     

    Nossa dica principal seria reservar um tempo para se preparar adequadamente, isso lhe dará a melhor chance de garantir o papel perfeito. A prática também ajuda, então, se você estiver nervoso, peça a alguém para fazer uma entrevista simulada para você, e se essa não for uma opção, escreva todas as perguntas que você acha que faria se estivesse entrevistando um candidato para o emprego que deseja. Seja qual for a preparação que você escolher, vai render dividendos e acertar permitirá que você se destaque da multidão e ajudará a garantir o resultado que deseja!

    Boa sorte!

    Partilhar Com Amigos:

    PARA RECEBER DIARIAMENTE VAGAS DE EMPREGO, SIGA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO   

    error: Content is protected !!