Avançar para o conteúdo
Início » Vaga Para Contabilista da CADA

Vaga Para Contabilista da CADA

    • Tempo Inteiro
    • Angola

    World Vision International - Angola

    Termos de Referência para Consultor de Microcrédito

    Background

    World Vision International – Angola é urna organização internacional dedicada a trabalhar com crianças, famílias e comunidades para superar a pobreza e a injustiça. Está presente em cerca de 100 países e opera em Angola desde 1989. Actualmente, a WVI é uma das principais ONGs do país, com uma equipa de aproximadamente 200 profissionais, trabalhando em mais de 20 projectos em 15 províncias. No último ano, 883 agentes comunitários e facilitadores foram formados. No total, 1.648.952 pessoas foram beneficiárias directas dos 20 projectos, 58% delas crianças. A principal fonte de financiamento da World Vision Angola vem de subvenções governamentais, sub-venções multilaterais e subvenções do sector privado/empresas. A World Vision Angola implementa a maioria dos seus programas em parceria com diferentes partes interessadas, incluindo o sector privado, ministérios e departamentos governamentais nacionais e locais, Organizações da Sociedade Civil (OSC), ONGs locais e internacionais e grupos comunitários e religiosos.


    Confira Também:

    Bolsas de Estudo Financiadas Para Estudar no Exterior


     

    Sobre o projecto

    O Projecto FRESAN faz parte de uma iniciativa ampla da União Europeia, através do Instituto Camões e Organizações da Sociedade Civil para melhorar as condições de vida das famílias mais vul-neráveis no Sul da Angola, tem as actividades baseadas na Segurança Alimentar e Nutrição, com foco em ÁGUA. Através das acções, visa promover o acesso à água para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e económica nas províncias da Huíla, além de promover o conhe-cimento para melhoria das condições alimentares e nutricionais; investe nas técnicas de manejo do campo, trabalhando na inovação dentro da realidade das comunas e na formação para melhoria das práticas agrícolas e autonomia dos pequenos produtores rurais. Criou uma cooperativa para agentes do desenvolvimento do agronegócio rural para lhes proporcionar uma plataforma para o futuro junto ao projecto Mavo Diami e seus parceiros privados Holandeses. Em 2019, o projecto Mavo Miami realizou um design sprint com diversos actores do sector de agro-negócios, todos foram anónimos em afirmar que nenhum dos actores pode actuar sozinho e, portanto, a necessidade de construir uma rede de colaboração. E com a cooperativa, pretende-se estabelecer com vários actores no ramo do agronegócio para dar sustentabilidade. Estamos à procura de um Gestor para gerir a cooperativa durante os seis meses e depois deste apoio da World Vision.

    Visão geral da função

    O Contabilista da Cooperativa será um especialista com experiência em contabilidade, área de Micro, pequenas e médias empresas (MPME), indústria de microcrédito e gestão financeira. O Contabilista trabalhará em estreita colaboração com o Gestor da Coopera-tiva e financeira do projecto FRESAN, Mavo Diami e UNDP todos da World Vision e Con-selho de Fiscalização da cooperativa, transferindo conhecimento e experiência para o benefício de longo prazo da cooperativa e principalmente de seus associados.

    Escopo do Trabalho

    O escopo envolverá:

    a) Preparação de contas e declarações fiscais;

    b) Monitoramento de gastos e orçamentos;

    c) Auditoria e análise de desempenho financeiro;

    d) Previsão financeira e análise de risco;

    e) Aconselhamento sobre como reduzir custos e aumentar lucros;

    f) Compilação e apresentação de relatórios financeiros e orçamentários;

    g) Garantir que as demonstrações e registos financeiros estejam em conformidade com a lei e regulamentos;

    h) Manter os livros de contas e sistemas actualizados;

    i) Manutenção de registos;

    j) Escrituração de livros;

    k) Gestão de microcréditos;

    I) Segundo no comando (backup do gestor da cooperativa)

    Entregáveis:

    O Gestor fornecerá o seguinte:

    1. Relatórios financeiros;

    2. Formação de literacia financeira aos membros;

    3. Orçamentação;

    4. Manter o livro de caixa em dia (registos de entrada e salda);

    5. Pagamentos e recepção de receitas;

    6. Emitir microcréditos e recebimentos de reembolsos de microcréditos;

    7. Emitir notas de cobranças e facturas;

    8. Pelo menos seis visitas técnicas por ano a cooperativas e sucursais;

    9. Relatório consultivo sobre estrutura de fundo rotativo.

     

    Qualificações:

    • Licenciatura em Gestão Financeira ou Contabilidade ou Economia;
    • Fluência em Português com fortes habilidades de comunicação escrita e verbal;
    • Especialização/Experiência em Treinamento em Gestão de Negócios Cooperativos com pelo menos 2 missões semelhantes realizadas nos últimos 3 anos, ligando cooperati-vas a cadeias de suprimentos e/ou sector financeiro;
    • Boa experiência de trabalho no sector de agronegócio de Angola.

     

    As mulheres são encorajadas a candidatarem-se a esta vaga. Prazo para inscrições através de [email protected] até 24 de Junho de 2022.

    Tagged as:

    Para se Candidatar, envie documentos exigidos para: Ango_Recruitment@wvi.org

    Partilhar Com Amigos:
    error: Content is protected !!