O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) abriu, em todo o pais, um concurso público para o provimento de 625 vagas destinadas a avaliadores externos dos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM). De acordo com o director-geral do INAAREES, Jesus Tomé, as vagas destinam-se a engenheiros, mestres e doutores nas áreas referidas, que queiram integrar o processo de Avaliação Externa, previsto para o mês de Junho.
O concurso público é dirigido a candidatos com grau académico de Mestre ou Doutor, preferencialmente inseridos na carreira docente do Ensino Superior em qualquer das quatro categorias de professores nas em áreas de formação correspondentes aos cursos STEM”, sublinhou.
Sobre os critérios e requisitos do concluso, Jesus Tomé adiantou que os candidatos selecionados vão integrar posteriormente as Comissões de Avaliação Externa. O objectivo, disse, é estimular a melhoria continua da qualidade dos serviços prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES), bem como promover o equilibrio na expansão da rede de Ensino Superior no pais.
Patrocinado:
Estudar em PORTUGAL de Graça: Bolsas de Estudo Para Abertas
Estudar na Europa de Graça: Bolsas de Estudo Disponíveis
Mais de 100 Cursos Online Gratuitos
“Precisamos estimular a competitividade no subsistema do Ensino Superior, garantindo a certificação de um padrão de qualidade dos cursos ministrados pelas [ES. Isso contribuirá para o fortalecimento do compromisso e da responsabilidade social dessas instituições”, reforçou. O responsável destacou ainda a importância de esclarecer a comunidade academica e a sociedade em geral sobre o funcionamento das IES e a qualidade dos cursos oferecidos, assegurar um conhecimento rigoroso e promover um diálogo transparente entre as instituições.
O processo visa, também, garantir o reconhecimento dos cursos e facilitar a mobilidade académica. Segundo as disposições preliminares, o concurso vai ser regido e executado pelo INAAREES, responsável pela selecção dos avaliadores externos. “Os candidatos aprovados recebem a formação interna sobre o processo avaliativo, de acordo com a legislação vigente no subsistema de Ensino Superior no país”, afirmou. Após a formação, os candidatos poderão ser propostos ã nomeação pelo titular do departamento ministerial competente, para integrar uma Comissão de Avaliação Externa.
- Bolsa de estudos MBA da Universidade Harvard 2025 Totalmente financiadas
- Programa de Voluntariado da União Europeia 2025 | Totalmente Financiado
- Programa de Bolsas de Graduação Japão/Banco Mundial 2025 para cidadãos de países em desenvolvimento (Totalmente Financiado)
- Bolsa De Estudos Transilvania Academica na Romênia: Sua Chance de Estudar na Europa!
- Bolsas de Estudo Para Rússia na Universidade Skoltech 2025 – Totalmente Financiadas
- Bolsas Deloitte 2025: One Young World Summit na Alemanha
- Bolsas de Estudo MANDELA RHODES 2026 – Totalmente Financiadas
- Bolsa Gulbenkian em Portugal Para Estudantes dos PALOP – 2025
- Bolsas SBW Berlin na Alemanha para Estudantes Internacionais
- Bolsas para Estudar em Paris na Université Paris-Saclay para 2025-2026